31 julho 2015

The Life of David Gale (2003)


Esse filme faz parte daquela categoria de filmes americanos dos anos 90' que são os meus preferidos. Talvez pela fotografia, talvez pelo estilo, esse foi mais uma grande surpresa para mim. Filme inteligente, surpreendente, com diálogos sempre interessantes e nunca chatos. Destruído pela critica, mas não consigo me capacitar com que coragem. Além da forte mensagem, o filme consegue passar ideias boas, ideias enriquecedoras para a vida de cada um.
Um professor universitário, David Gale, foi condenado a pena de morte por estupro e assassinato. A quatro dias da execução, David decide dar uma intervista a jornalista Bitsey, contando parte da sua historia e de como tudo aconteceu. A questão é que David é diretor do departamento de filosofia da Universidade de Austin, formado em Harvard com doutorado em Oxford, ativista líder de DeathWatch contra a pena de morte. Com um ficha assim, uma família linda, como é possível que tenha se chegado a esse ponto? Com um final emocionante e muitas reviravoltas, o filme é muito bem ritmado e vai deixar um marco em quem assistir. Aconselho! Muito! Obrigado XC10.

Assista:


24 julho 2015

Moulin Rouge! (2001)

Depois de uma época com filmes relativamente mais intensos, queria assistir algo mais leve, alguma coisa que me proporcionasse diversão mas ao mesmo tempo passasse algo. Já tinha vista uma vez, mas resolvi rever e me surpreendi novamente. Por ser um filme musical talvez sofra um pouco de preconceito, mas Moulin Rouge è muito bem feito. Adivinhem o tema? Amor! Amor e Amor!
Numa Paris de começo de 1900, um escritor inglês decide de se transferir no bairro mais "alegre" da cidade, Mont-Martre. Faz amizade com um eclético grupo teatral que se apresenta no Moulin Rouge, local onde acontecem tanto apresentações teatrais quanto danças. Depois de ter mostrando seu talento, Christian è aceito na companhia teatral e na primeira apresentação no Moulin Rouge conhece Satine (Nicole Kidman), primeira bailarina e estrela. Depois de alguns desentendimentos, entre os dois nasce algo, mas... Sim, tem o mas. Não será nada fácil ficar juntos. Com musicas sempre acertadas e com muita energia, o filme è super agradável e divertido. Ganhador de Oscars (dois) vai te surpreender. As musicas são todas revisitações de grandes clássicos, mudadas inteligentemente. Muito bom!



Requiem for a Dream (2000)


Requiem è um termo em latim utilizado para as missas fúnebres. Nesse caso está a significar descanso, eterno descanso e portanto pelo título, "Eterno descanso para um sonho" podem perceber que não vai ser daqueles filmes com final feliz. O que apreciei mais desse filme foi a filmagem em si, o mundo em que o diretor consegue te fazer entrar graças as diferentes técnicas utilizadas. Partes lentas, tocantes e algumas onde tudo è tão frenético e confuso, mas em todas quem assiste se sente muito na cena. Musica e imagem são uma experiência única.
Drogas, prostituição e televisão levados com superficialidade são os problemas que os quatro protagonistas vão enfrentar. Harry, namorado de Marion e amigo de Tyrone são viciados. Mas a verdadeira estrela do filme è a mãe de Harry, a senhora Sara, jà sem perspectivas se abandona a um mundo ilusório, feito por televisão e solidão. O filme è dividido em partes, a primeira è "Summer" onde as personagens conseguem concluir algo, dando uma espiral de esperança e significado as próprias vida. Acredito que o diretor queria passar algo sob forma de choque, mostrando uma realidade em momentos crua demais. Total da obra vale a pena, prestem atenção na ultima cena. Podia ter sido tudo tão simples...

Veja:




18 julho 2015

La Grande Bellezza (2013)


Mais um filme italiano para a lista, mas para esse peço uma atenção especial. Como o título diz, o filme fala sobre a "Grande Beleza". O que pode ser e como pode ser esse Beleza para ser tão importante e dar título ao filme? São muitas, essa que è pra mim a melhor coisa do filme. A primeira è aquelas das artes, das pinturas, das coisas bonitas. O filme è inteiramente filmado em Roma, que nunca foi tão bem filmada. Somente lugares lindos e não muito famosos. Para quem conhece a Itália sera motivo de admiração e pra quem não conhece sera uma chance para se apaixonar. O filme è meio artístico, então em um primeiro momento pode parecer meio extravagante... diferente... principalmente porque não segue necessariamente um roteiro. O protagonista, Jep, è o rei dos mundanos e nos acompanha na historia inteira. Sem querer dar um ar muito pomposo ou snob rs, mas o filme abre mil livros sobre tantas coisas diferentes e não fecha nenhum, deixando o espectador pensando sobre todas essas Belezas que nos circundam. O amor, os sentimentos, a morte, a arte, a musica, a sociedade, mas acima de todas, a Vida. O filme è um grande elogio a vida, eu o entendi assim. Dessa vez não quis ler nenhuma analise para não ser contaminado pelas ideias de alguem. O final me emocionou e com certeza vai emocionar vocês. Se dêem esse presente e assistam esse filme. Vai enriquecer o vosso espirito e vai mostrar quanto tudo isso è belo de verdade. Esse è para ser assistido!

Veja:
 

10 julho 2015

Planet Earth (TV Mini-Series 2006)


Não vou aconselhar um filme dessa vez, mas uma mini serie com 11 documentários da BBC, sobre o planeta terra. Documentários sobre fauna e flora nunca me apaixonaram tanto, na maioria das vezes depois de um pouco me cansavam, mas Planet Earth é diferente de tudo o que vocês já viram. A qualidade das imagens é tão incrível que no começo é difícil acreditar no que se vê. Não só as imagens são muito boas, como as especies animais e vegetais retratadas são das mais interessantes. Cada um dos episódios refere-se a um tipo de bioma terrestre, sendo eles: 

1 - From Pole to Pole, 2 - Mountains, 3 - Fresh Water, 
4 - Caves, 5 - Desert, 6 - Ice Worlds, 7 - Great Plains, 
8 - Jungles, 9 - Shallow Seas, 10 - Seasonal Forest e 
11 - Ocean Deep.


Mesmo se você não é tipo de assistir essas coisas, com certeza vai gostar. É pra quem gosta de natureza esse é um prato cheio. Vou colocar alguns links para vocês verem a qualidade do material, talvez seja melhor que continuar tentando descreve-lo com palavras.

Todos os Episodios - Youtube (não sei até quando ficarão disponíveis)

'71 (2014)

Que filminho simples e legal! É um belo filme de ação, que vai te entreter com gosto. Nosso protagonista, soldado inglês, é chamado para para ajudar a conter os conflitos entre católicos e protestantes na parte norte da Irlanda, conhecidos também como "The Troubles". Depois de deixar a família, se encaminha com os outros soldados para apaziguar os ânimos nas estradas de Belfast. Todavia, em uma operação que foge do controle, Gary acaba se separando do seu pelotão e vocês não podem imaginar o que acontece. A cidade está totalmente fora do controle e será muito difícil para Gary sair dessa. Muito emocionante!


Assita:

21 Grams (2003)

Esse aqui não é um filme para todas as horas. Do começo ao fim o filme é "pesado" e com isso não quero dizer chato, mas quero dizer que temas difíceis são abordados. Como se não fosse suficiente, não só os temas são difíceis como todos os acontecimentos do filme são intensos, tentando puxar quem assiste para uma situação limite. Os primeiros 20-30 minutos podem parecer confusos porque o diretor mistura passado com presente, em diferentes situações (temos 3 protagonistas), mas depois tudo se fecha. 

Benício del Toro encontrou em Jesus depois de uma vida vivida entre prisão e casa uma esperança, e está tentando mudar junto a sua família. Sean Penn está bem mal, próximo a morte, sendo ajudado pelo sua ex-mulher. Naomi Watts ao invés, totalmente recuperada do seu vicio, finalmente encontrou a paz com suas duas filhas e seu marido. O titulo do filme vai ficar claro somente nos últimos 2 minutos, que dão um final e um sentido a historia, tentando dar um sentido da vida e explorando a relação dos seres humanos com a morte. Não é um filme comodo, mas depois de  te-lo visto, incrivelmente, me deixou uma sensação boa, me fazendo pensar no que deve-se valorizar.

Assista:
Trailer