19 maio 2017

Mar Adentro (2004)

A magica desse filme é tratar de um assunto difficil com facildidade eu diria. Rámon, experiente marinheiro, vive imobilizado abaixo do pescoço há 28 anos depois de um acidente e isso está o está esgotando. Rámon poderia ficar extremamente frustado, ao invés encontra sua força na vontade, na vontade de morrer. Ele almeja, sonha e está tranquillo pois sabe que há unica coisa que ele realmente quer é deixar essa vida de soferença para trás. Mas não é facil aceitar olhando a situação de uma perspectiva de terceiros. Família, antigos e principalmente novos amigos vão de certa maneira bagunçar (ou clarear mais rs) as firmas decisões do paraplegico. O debate é o de sempre mas o filme não é banal ao discutir sobre, intercalando momentos intensos, tocantes, poeticos e mostrando também que não necessariamente alguém sempre precisa estar com a razão, as vezes a verdade está bem no meio mesmo. Dalé Rámon! Ah, trata-se de uma historia verdadeira e Rámon tinha uns olhos lindos, como o filme fala. 



18 maio 2017

Man on Wire (2008) e The Walk (2015)

Ambos os filmes contam a mesma historia, aquela de Philippe Petit. Francés, doidinho doidinho, cuja paixão era caminhar equilibrando-se em um cabo, o que mais o menos hoje é a slackline. Estamos por volta dos anos 70 e Petit cresceu com essa paixão incrível por aquilo que ele faz. E tudo é tão intenso que ele continua se desafiando sempre mais, sempre querendo atigir algo além. Até que chegamos no ápice da sua carreira, onde The Walker decide colocar um belo cabo de aço entre as duas Twin Towers do World Trade Center in New York, mais alto predio do mundo no periodo, e fazer uma caminhada! Sim, esse maluco fez isso. E ver como ele consegue chegar nesse ponto é uma booooa história. Man on Wire é um documentário, com imagens tiradas por ele mesmo e retratando de maneira incrível a historia e The Walk é um filme, fiel e bem feito, mas não deixa de ser o filme do evento real. Faça sua escolha e veja do que o ser humano é capaz!



16 maio 2017

Captain Fantastic (2016)

Auuuuuuuuuuuu!!! Ulalá, cuidado nos minimos detalhes esse filme. Do começo à cena final, a historia se desdobra como uma graaaande lição e que, independetemente se gostar do plot ou não, deveria ser assistida mais que uma vez para capturar todas as ideas que bum, explodem com a propria simplicidade e grandeza.
Ben e Leslie estão vivendo o sonho de poder crescer seus filhos de maneira independente, provendo a melhor educação em que eles acreditam. Os ensinamentos se baseiam em conhecimentos classico de filisofia, treinamento fisico e mental, conhecimento de fisica classica e moderna, bushskills, etc etc etc... Enfim, ensinamentos realmente relevantes para o crescimento completo dos proprios filhos.
Para visualizar isso imaginem um estilo de vida hippie, onde as escolhas são diferentes das padrões e os objetivos são outros. Mas ao meu ver esse filme proprõem muito além disso, uma vez que esse estilo de vida é aplicado à uma familia e os filhos (não 1 ou 2, mas 6) vivem isso cada um de maneira muito diferente. Logo no começo do filme um acontecimento dramatico mexe com a familia toda e os chama para um confronto no mundo da cidade, onde as leis são outras (e muitas vezes não fazem sentido rs). Não seja conformado e seja aberto a mudança! Assista o filme de coração aberto e veja o que voce pode aplicar na tua vida! Não rejeite tudo, não aceite tudo. Se divirta!



13 maio 2017

Shame (2011)


Eita, esse filme é meio doidera/do bom. Bom, primeiramente queria dizer que a fotografia é um dos pontos fortes, imagens lindas e cenas vistas sempre por um angulo diferente. Isso deixou toda a trama mais intensa e foco no que o filme queria passar. Brandon é um homem que passou a pouco dos 30 e tem sua vida independente e rotineira. Ele tem um bom trabalho e um vida social bem sucedida, um homem tranquillo. Porem, tudo isso não faz diferença para ele pois na verdade ele é um viciado em sexo e vive tudo em relação à isso. Suas reações ficam claras no filme e mostram uma mente totalmetne desequilibrada pela continua libido. O desejo vem junto com outras emoções, algumas delas muito destrutivas como soferença. Tudo no filme é muito intenso, bem filmado e bem colocado, te envolvendo desde o inicio. Um filme pra assistir pois vai trazer muito de novo pra quem o ver!




10 maio 2017

A Royal Affair (2012)

Filme historico! Estamos na virada do seculo, entre 1700 e 1800, na Dinamarca sob o imperio de Christian VII, rei nordico. Caroline Matilda, filha do princie do Wales e parte da nobreza inglesa, está de mudança para Kopenhagen para se casar com o grandioso Rei de Dinamarca e Noruega e mal ela sabe o doidinho que vai encontrar. Não é amor a primeira vista e nem será na segunda, terceira... Devido a condição do Rei, Caroline nunca consegue realmente se apaixonar por ele mas isso não a impede de ficar gravida e logo dar à luz o primogenito, Frederick. Mas agora que a principal personagem do filme aparece. Um seduzente medico Alemão de nome Johann mas conhecido mais como Dr. Struensee entra nas graças do Rei. A partir disso, devargazinho, o medico começa sempre mais a se meter nos negócios da corte dinamarquesa até as coisas ficarem complexas!
O que me fascinou mais desse filme é o retrato da vida naquela epoca, pois de trata de uma historia real! Mesmo 200 anos atrás muitos das ideias eram as mesmas das de hoje, pessoas tinham as mesmas inseguranças, dilemas... Há um toque filosofico no filme, que deixa ele mais interessante ainda, vale a pena!



07 maio 2017

Starred Up (2013)

Que filme massa! Ele conta os eventos de Eric, jovem de 19 anos que é transferido para uma prisão de verdade, pois antes ele estava em um centro de detenção para jovens. Desde o começo percebe-se que Eric não é uma ovelinha... Muito pelo contrario! Em momento algum mostra-se como ou porque o garoto acabou chegando na prisão pois, ao meu ver, a ideia so filme é mostrar a evolução do rapaz ao longo da sua encarceração. Eric é um jovem violento e não tem vida facil dentro da prisão, pois o seu pai encontra-se detido lá também (isso indica um passado violento e dificil). Outra coisa que me fascinou muito foi a linguagem! Muitas girias novas e uma realidade não tão explorada, pois o filme se passa interamente dentro da prisão. Mais um filme que vale a pena assitir, pois é real! Os acontecimentos seguem um fio lógico e a historia captura a atenção desde o começo. 





06 maio 2017

The Golden Dream (La Jaula De Oro) (2015)

Assisti esse filme há algum tempo mas me senti de postar sobre ele somente agora. O filme mostra os eventos de 3 garotos de Guatemala que estão tentando entrar no Estados Unidos pela famosa fronteira com o Mexico. A historia começa com os três adolescentes, cansados da extrema pobreza que reina ao proprio redor e, portanto, decidem partir. O primeiro desafio é a tentativa de chegar ao Mexico de barco e, sem querer desvendar muito, posso dizer que termina em sucesso. A partir disso a historia começa a ganhar espessor e vai se entrelaçando com as personalidades dos protagonistas. Eles conseguirão? O que os esperas nos USA? Não é um filme facil e mesmo depois de terminar o nó na garganta continua. A historia levanta questões e nos faz refletir. Acredito que faça muito sentido assistir esse filme nesse momento da historia, com os acontecimentos recentes de politica america. Aconselho vivamente! Assitam!



Brooklyn (2015)

Filme muito bem feitinho, nada que vai mudar sua vida mas sem duvida é entretenimento de qualidade. O filme conta a historia de Eilis, garota irlandesa que por volta dos anos 50-60 decide emigrar para os Estados Unidos. Como é possível perceber desde o começo do filme, fazer uma mudança de vida dessa não é coisa facil nessa epoca, diferentemente de hoje. A protagonista passa por diferentes fases e toda sua evolução e bem descrita ao longo do filme. Logo no começo, Eilis se depara com uma realidade totalmente diferente da dela, deixando-a não pouco abalada. Como disse no começo, todos os detalhes são muito caprichados, partindo na rotina, aos dialogos e à brilhante atuação dos personagens que não deixa o filme cair de entusiasmo em momento algum. Recomendo para que queria assistir algo prazeroso, aprendendo algo mas não esquentando muito a cabeça! Recebeu diferentes nomeaçoes ao Oscar.